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Não acredite em tudo o que andam dizendo sobre marketing digital

O que você pensa sobre marketing digital pode estar completamente errado.

O marketing digital é o novo queridinho do mundo da comunicação.

Quando comparamos o marketing digital — barato, versátil e com resultados totalmente mensuráveis — com o marketing tradicional — caro, de gestão complexa e com resultados difíceis de ser mensurados — , ele chega a ser tratado como a Maior Invenção de Todos os Tempos da Última Semana!

Marketing Digital

Não é pra tanto, claro. Mas o marketing digital pode ser uma solução pra sua empresa enfrentar a crise, por exemplo.

 OS NOVOS “PROFISSIONAIS” DO MARKETING DIGITAL

Com resultados tão promissores, é claro que “profissionais” de marketing digital começam a surgir, com “promessas” boas demais para ser verdade: milhares de curtidas de um dia para o outro nas redes sociais da sua marca ou empresa; anúncios bem rankeados no Google, por valores irrisórios e realizados por “especialistas” em AdWords

Esse tipo de pessoa acaba por criar uma má impressão acerca do marketing digital perante clientes e anunciantes. Muitos passam a acreditar que esse trabalho pode ser feito de pijama, dentro do quarto.

Bem, de certa maneira, até pode… Mas é esse tipo de imagem que você quer passar para seu cliente? Ou pior ainda: você ainda não está oferecendo esse serviço na sua agência exatamente por acreditar que o marketing digital pode ser feito pelo seu sobrinho adolescente?

Nesse post, vamos mostrar alguns exemplos de coisas que andam dizendo por aí acerca do marketing digital, mas que você não deve acreditar de maneira alguma!

 O MULTI-ESPECIALISTA MAIS BARATO DO MERCADO

Alguém um dia resolve entrar no Gerenciador de Anúncios ali no menu do Facebook. Cria uma campanha de R$ 40,00, para uma página que gerencia, atualmente com 230 curtidas. Da noite para o dia, vê 1500 novas curtidas e com isso, já acredita ser um profissional de marketing digital.

Disso para se dizer um “especialista em Twitter, Google AdWords etc.” é um pulo. E quando percebe que consegue fazer isso na própria sala de casa e descobre o quanto agências digitais sérias cobram pelo “mesmo” tipo de serviço que oferece, cobrar R$ 1.000,00, R$ 500,00 a menos parece ser a solução dos seus problemas.

Mas cedo ou tarde, os clientes percebem que o investimento que fizeram nesse “marketing digital” não dá resultados e não se transformam em vendas. Aí as coisas começam a fazer sentido. Mas, infelizmente, muito dinheiro e tempo já se perderam.

O marketing digital possui teoria; custa dinheiro (mesmo sendo mais barato que o tradicional); precisa ser estudado e entendido constantemente. Ele é dinâmico e pode mudar de um dia para o outro e até o mercado ainda não o entendeu completamente.

De que maneira o filho adolescente do seu vizinho pode ser um especialista? E por um preço tão em conta?

 COMPRE UM PACOTE DE CURTIDAS E GANHE UM VIRAL

Claro que você quer ver sua empresa reconhecida pelo público. Visibilidade, curtidas, comentários e compartilhamentos. Essas palavras entraram no vocabulário do mercado e são invejadas, desde os grandes players do mercado até as pequenas empresas locais.

Mas existem certas coisas que o dinheiro não compra. E, acredite, engajamento e reconhecimento em redes sociais são algumas delas.

Se o mercado publicitário descobrisse a “fórmula do viral”, talvez virais nem existissem mais. Como o vídeo de um gato tocando teclado pode ter milhões de vezes mais visualizações que aquele comercial sensacional, dirigido por aquele fantástico diretor de cinema, que passou no último Super Bowl? Pois é.

Então, não acredite em agências que vendem “um viralzinho”. Não caia nessa de “milhares de curtidas em um hora”. Uma agência engajada em produzir um marketing digital de qualidade, vai te entregar resultados constantemente. Vai mostrar onde, exatamente, está sendo investido o fundo de marketing daquela campanha e quais as métricas produzidas.

Marketing digital é resultado. É inteligência de mercado baseada em dados, métricas e informações reais. É crescimento gradual e qualificado, com leads que realmente estão interessados no que você oferece.

Afinal, Roma também não foi feita em um dia.

  O “ADMINISTRADOR” DE GRUPOS DO WHATSAPP

Acredite, esse profissional existe. Ele media grupos no WhatsApp de amigos, de família, do trabalho… E recebe por isso. Aliás, não recebe só por isso, mas também de interessados em colocar sua marca em grupos que “bombam”.

Aí está um auto-declarado “profissional” do marketing digital.

Agências digitais que se vendem como especialistas em uma única rede social talvez não sejam especialistas em nada. Da mesma forma, as que se vendem como especialistas em tudo. Talvez sua empresa nem precise estar no Pinterest, mas “… não se preocupe! O Pinterest a gente faz de graça pra você! Tudo dentro do pacote de marketing digital”.

Procure por profissionais que mostrem claramente como realizam seu trabalho, que tipo de análise e resultados eles podem te entregar e qual a melhor estratégia digital para o seu negócio.

  CONCLUSÃO

O marketing digital deve ser gerenciado por equipes de especialistas. Afinal, sua complexidade requer conhecimentos multidisciplinares.

Processos e fluxos de trabalho devem ser propostas básicas em estratégias de marketing digital. E para a gestão desse marketing, a Internet oferece ferramentas completas, que são básicas para qualquer profissional sério.

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