O que inspira o SiGA?
Conheça um pouco mais sobre a história do primeiro software para gestão
de agências de publicidade e propaganda na nuvem.
Olá. Eu me chamo André, sou publicitário e o fundador do SiGA. Neste artigo, quero contar para vocês o que inspira o SiGA. Posso adiantar, logo neste início, que é muito mais que acessórios de papel...
Meu primeiro software para publicidade nasceu quando eu trabalhava em uma pequenina agência de propaganda em Porto Alegre no final da década de 90, a saudosa B2B. Para organizar os pedidos de produção, jobs e orçamentos, eu criei um pequeno banco de dados no falecido Lotus AmiPro. Não era grande coisa, mas dava pro gasto.
Depois disso, com o nascimento do primeiro filho, fui trabalhar em outra agência, na época a Agência Um Propaganda de Porto Alegre. Como em praticamente todas as agências da época - isso era 2001 - o sistema usado na parte administrativa da agência era para Windows e nós, da criação, com nossos Macintosh. Eu particularmente usava um iMac, daqueles redondinhos e coloridos, com o mouse que muita gente odiava...
Com essa dicotomia na estrutura de informática, nós criativos ficávamos separados do sistema. Para vermos os jobs e a pauta, contávamos com a nossa Coordenadora de Tráfego e os infindáveis envelopes com as referências e o job grampeado, nada de clips, para identificar o trabalho. Quem trabalha em publicidade sabe o quanto se consegue encher um envelope daqueles...
A internet era algo que começava a dar passos mais largos aqui no Brasil. Na agência, tínhamos conexão de 96Kb (UAAAAUUUUU!!!) e cada vez mais fazendo as coisas pelo Netscape - sim, eu era um rebelde do sistema. E foi nesse ambiente, com uma tecnologia crescente de um lado e um isolamento forçado do outro, que vi uma possibilidade: "porque o sistema não pode ser feito como um site, onde se usa o navegador?".
Rascunhos e layouts
Como tinha outras preocupações na época e com a troca de empresa, a idéia ficou guardada. Um certo dia, quando eu trabalhava em uma empresa de banco de imagens, uma antiga colega me ligou. Era a Lisiane, produtora gráfica que havia trabalhado na mesma B2B. Ela estava trabalhando em uma agência que estava crescendo muito e rápido, a Integrada. Eles estavam procurando um sistema para gerenciar a agência e ela lembrou do meu banco de dados em AmiPro. Perguntou se eu tinha feito mais avanços nele e se queria apresentar algo ao Fernando, o proprietário.
Eis que a velha idéia voltou com força. Então concordei e fui apresentar o sistema. Foi isso que levei:
Sério, não é brincadeira. Tenho guardado até hoje. Era apenas um rascunho de algo, mas foi o suficiente para ver que existia um mercado ali. Algo novo, que podia ter um futuro. Obviamente a coisa na época (meados de 2003) não andou, mas a semente estava plantada. Comecei a desenhar o sistema, desta vez em HTML para ter um protótipo no navegador. A coisa melhorou:
Só que "a vida, a vida é uma caixinha de surpresas..." em 2004 fui embora de Porto Alegre e vim para Teutônia. Abri um café, fali, fui trabalhar em Porto Alegre de novo e nesse intermeio, achei quem me auxilia-se no desenvolvimento daquela ideia germinada lá atrás; começamos a criar o SiGA. Finalmente, em 01 de março de 2005, lançamos o que seria o primeiro e genuíno software-como-serviço para o mercado publicitário. Completamos 18 anos em 2023. Com meus 10 anos de agência, são 28 anos nesse mercado.
Então, o que inspira o SiGA? O futuro. Fazer coisas que integrem pessoas e serviços. É perfeito? Claro que não, mas é isto que nos faz seguir em frente.
p.s. A Integrada depois que viu o sistema e não mais um PDF horroroso, o adotou e está conosco até hoje!
O que faz o SiGA ser a melhor solução para agências?
Criado por quem entende do mercado
Com 28 anos de experiência neste mercado, nós sabemos do que o publicitário precisa e qual é a melhor forma de facilitar a sua rotina na agência.
A interface é intuitiva e muito fácil de usar
Não perca horas treinando os novos membros da equipe! O fluxo do sistema e a organização dos setores, foi planejado para garantir a melhor experiência aos usuários.
A comunicação entre as equipes fica mais clara
Ao criar jobs e tarefas, todos saberão o que deve ser feito. A centralização das conversas, dos arquivos e dos documentos, permite uma equipe mais sincronizada.
Dinâmico, o SiGA tem nos ajudado muito nos processos internos da agência. Com isso, otimizamos tempo e evitamos erros. Os relatórios dão uma visão muito boa para os negócios e são fundamentais para as tomadas de decisão. Estamos muito satisfeitos com o sistema e com o atendimento prestado.
O SiGA é a ferramenta escolhida pela Santo de Casa por oferecer estabilidade e agilidade, além é claro de organização. Em termos de mobilidade, o SiGA é a certeza de organização de informações importantes a qualquer tempo.
Em praticamente nove anos de Integrada, o SiGA foi o primeiro software de gestão que adotamos e seguimos com ele e suas evoluções até hoje... Com isso, atendemos nossos clientes com qualidade e seguimos nossas prospecções com tranquilidade.