Sistema para Gestão de Agências

O que inspira o SiGA?

Conheça um pouco mais sobre a história do primeiro software para gestão
de agências de publicidade e propaganda na nuvem.

Olá. Eu me chamo André, sou publicitário e o fundador do SiGA. Neste artigo, quero contar para vocês o que inspira o SiGA. Posso adiantar, logo neste início, que é muito mais que acessórios de papel...

Meu primeiro software para publicidade nasceu quando eu trabalhava em uma pequenina agência de propaganda em Porto Alegre no final da década de 90, a saudosa B2B. Para organizar os pedidos de produção, jobs e orçamentos, eu criei um pequeno banco de dados no falecido Lotus AmiPro. Não era grande coisa, mas dava pro gasto.

Depois disso, com o nascimento do primeiro filho, fui trabalhar em outra agência, na época a Agência Um Propaganda de Porto Alegre. Como em praticamente todas as agências da época - isso era 2001 - o sistema usado na parte administrativa da agência era para Windows e nós, da criação, com nossos Macintosh. Eu particularmente usava um iMac, daqueles redondinhos e coloridos, com o mouse que muita gente odiava...

Fotografia de um mouse do iMac da década de 90, famoso mouse redondo de apenas um botão

Com essa dicotomia na estrutura de informática, nós criativos ficávamos separados do sistema. Para vermos os jobs e a pauta, contávamos com a nossa Coordenadora de Tráfego e os infindáveis envelopes com as referências e o job grampeado, nada de clips, para identificar o trabalho. Quem trabalha em publicidade sabe o quanto se consegue encher um envelope daqueles...

A internet era algo que começava a dar passos mais largos aqui no Brasil. Na agência, tínhamos conexão de 96Kb (UAAAAUUUUU!!!) e cada vez mais fazendo as coisas pelo Netscape - sim, eu era um rebelde do sistema. E foi nesse ambiente, com uma tecnologia crescente de um lado e um isolamento forçado do outro, que vi uma possibilidade: "porque o sistema não pode ser feito como um site, onde se usa o navegador?".

Rascunhos e layouts

Como tinha outras preocupações na época e com a troca de empresa, a idéia ficou guardada. Um certo dia, quando eu trabalhava em uma empresa de banco de imagens, uma antiga colega me ligou. Era a Lisiane, produtora gráfica que havia trabalhado na mesma B2B. Ela estava trabalhando em uma agência que estava crescendo muito e rápido, a Integrada. Eles estavam procurando um sistema para gerenciar a agência e ela lembrou do meu banco de dados em AmiPro. Perguntou se eu tinha feito mais avanços nele e se queria apresentar algo ao Fernando, o proprietário.

Eis que a velha idéia voltou com força. Então concordei e fui apresentar o sistema. Foi isso que levei:

Rascunho do sistema SiGA, antes da primeira versão. Imagem de um formulário de Autorização de Mídia Impressa

Sério, não é brincadeira. Tenho guardado até hoje. Era apenas um rascunho de algo, mas foi o suficiente para ver que existia um mercado ali. Algo novo, que podia ter um futuro. Obviamente a coisa na época (meados de 2003) não andou, mas a semente estava plantada. Comecei a desenhar o sistema, desta vez em HTML para ter um protótipo no navegador. A coisa melhorou:

Primeira versão do sistema SiGA, ainda somente o frontend, em 2003

Só que "a vida, a vida é uma caixinha de surpresas..." em 2004 fui embora de Porto Alegre e vim para Teutônia. Abri um café, fali, fui trabalhar em Porto Alegre de novo e nesse intermeio, achei quem me auxilia-se no desenvolvimento daquela ideia germinada lá atrás; começamos a criar o SiGA. Finalmente, em 01 de março de 2005, lançamos o que seria o primeiro e genuíno software-como-serviço para o mercado publicitário. Completamos 18 anos em 2023. Com meus 10 anos de agência, são 28 anos nesse mercado.

Então, o que inspira o SiGA? O futuro. Fazer coisas que integrem pessoas e serviços. É perfeito? Claro que não, mas é isto que nos faz seguir em frente.

p.s. A Integrada depois que viu o sistema e não mais um PDF horroroso, o adotou e está conosco até hoje!

O que faz o SiGA ser a melhor solução para agências?

Número um

Criado por quem entende do mercado

Com 28 anos de experiência neste mercado, nós sabemos do que o publicitário precisa e qual é a melhor forma de facilitar a sua rotina na agência.

Número dois

A interface é intuitiva e muito fácil de usar

Não perca horas treinando os novos membros da equipe! O fluxo do sistema e a organização dos setores, foi planejado para garantir a melhor experiência aos usuários.

Número três

A comunicação entre as equipes fica mais clara

Ao criar jobs e tarefas, todos saberão o que deve ser feito. A centralização das conversas, dos arquivos e dos documentos, permite uma equipe mais sincronizada.

Ilustração de mulher sentada no sofá lendo testemunhos dos clientes
Aspas

Ao garantir mais segurança no fluxo de informações o SiGA nos deu mais agilidade e produtividade! As interfaces são simples e com isso é fácil treinar qualquer novo membro de nossa equipe. É realmente uma solução inteligente para Agência de Publicidade como a BR-J.

Jorge Luiz Granja, BR-J

Aspas

Dinâmico, o SiGA tem nos ajudado muito nos processos internos da agência. Com isso, otimizamos tempo e evitamos erros. Os relatórios dão uma visão muito boa para os negócios e são fundamentais para as tomadas de decisão. Estamos muito satisfeitos com o sistema e com o atendimento prestado.

Isabela, DeLucca

Aspas

O SiGA é a ferramenta escolhida pela Santo de Casa por oferecer estabilidade e agilidade, além é claro de organização. Em termos de mobilidade, o SiGA é a certeza de organização de informações importantes a qualquer tempo.