Sistema para Gestão de Agências

Faturar pelo bruto? Contra a agência? Entenda os faturamentos de mídia!

11 de abril de 2024 por André Traichel

Publicidade, SiGA

Os faturamentos de mídia podem parecer coisas de outro mundo para quem não é da área. E no SiGA, nosso software para agências de publicidade, temos todos os tipos usados no mercado. Então vamos conhecer um pouco sobre isso?

Faturar pelo bruto? Contra a agência? Entenda os faturamentos de mídia
Foto de Annie Spratt na Unsplash

Para facilitar o entendimento dos termos usado na sua agência, o usuário tem a opção de troca da nomenclatura dos campos de Faturamento no seu AVATAR>OPÇÕES DO SISTEMA>OPÇÕES GERAIS. O termo correto, segundo o CENP, é Negociado/Faturado, mas ainda é chamado como Bruto/Líquido por alguns veículos de mídia.

Os tipos de faturamentos de mídia

Valor Bruto – Será feito um lançamento no Financeiro cobrando a comissão do veículo.

Valor Bruto com Comissão Cliente – Será feito um lançamento no Financeiro cobrando a comissão do veículo e outro cobrando do cliente sobre o valor bruto.

Valor Líquido Contra o Cliente – O lançamento ao Financeiro será de uma comissão a cobrar do cliente.

Valor Líquido Contra o Cliente A/C Agência – Serão feitos dois lançamentos no Financeiro: um cobrando do cliente o valor líquido da autorização mais a comissão; o outro a pagar ao veículo o valor líquido da autorização.

Valor Líquido Contra Agência – Serão feitos dois lançamentos no Financeiro: um cobrando do cliente o valor líquido da autorização mais a comissão; o outro a pagar ao veículo o valor líquido da autorização.

Além disso, você poderá também, nos dois últimos modelos (onde o valor do anúncio em si passam pela agência), escolher como será lançado o valor a cobrar do cliente no financeiro da empresa: agrupado ou separado, conforme fica explicado na ajuda do campo:

Você também deve observar as dicas que aparecem que ficam abaixo do campo Faturamento nas autorizações de mídia/PI. Elas lhe dirão como será o comportamento do sistema ao lançar os valores.


Mais do que um sistema para mídia, o SiGA é uma ferramenta essencial para o controle de todos os setores da sua agência de comunicação, desde a entrada do job até o faturamento. Crie sua conta e teste grátis por 15 dias!