Sistema para Gestão de Agências

BV versus Honorário

14 de janeiro de 2014 por André Traichel

Gestão

Photo by Emily Morter on Unsplash

Tem muito publicitário com dúvidas referente a honorário e BV (Bonificação por Volume). A confusão feita entre os dois é grande e pode originar resultados incorretos no sistema SiGA. Então, decidimos que a postagem de hoje será dedicada ao fim dessa questão.

Primeiramente, vamos às definições:

BV (Bonificação por Volume) – Quando os serviços de um determinado fornecedor são solicitados com frequência ou em grande quantidade por uma Agência, é dado, como o próprio nome já diz, um benefício a essa empresa. Como forma de incentivo, é paga uma porcentagem para a Agência em cima do valor total cobrada pela produção do material gráfico ou do espaço de um veículo.

Honorário – A cada trabalho que chega à Agência é negociado um preço para a sua realização. Dentro de cada orçamento, cobra-se uma porcentagem do cliente para o acompanhamento da execução da produção gráfica e/ou eletrônica, servindo esse para cobrir os gastos com material gráfico. De acordo com o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão – http://www.cenp.com.br/) o valor não deve ultrapassar 15% da estimativa total de investimentos para o projeto.

É importante que fique bem claro para o gestor de onde vem o dinheiro da sua empresa. Portanto, vamos reforçar esses conceitos! No caso do BV, o valor vem do fornecedor para a Agência; já o honorário é pago pelo cliente à Agência. Ficou mais fácil de entender agora?


Conheça mais do SiGA testando grátis por 10 dias! Clique aqui e crie sua conta.